Processo de Avaliação pelos Pares
Sobre a pertinência com relação à temática do periódico
Os artigos, resenhas, entrevistas, dossiês, textos e análises teológicas passarão por uma pré-seleção do Conselho Editorial que avaliará sua pertinência com relação à temática do periódico. Uma vez aprovados na pré-seleção, serão encaminhados aos pareceristas.
O exame do material submetido caberá a dois pareceristas externos, convidando-se um terceiro avaliador em casos de discordância entre as conclusões remetidas à Revista.
O artigo submetido à Revista deve ser inédito e original e não deve estar sendo considerado por outra publicação.
Sobre a concordância com as normas e política editorial da revista
Todos os artigos, recebidos espontaneamente ou a convite, serão analisados por, pelo menos, dois membros do Conselho Consultivo ou assessores ad hoc, que podem, mediante consideração da temática abordada, seu tratamento, clareza da redação e concordância com as normas da revista, recusar, sugerir modificações ou aprovar a submissão.
As resenhas, entrevistas, e textos e análises teológicas serão avaliados por, pelo menos, um membro do Conselho Consultivo ou assessor ad hoc, que levará em conta os critérios de pertinência temática do material apresentado com relação à linha editorial do periódico e a qualidade e consistência do conteúdo.
Sobre os pareceres
Todos os artigos e análises teológicas serão condicionados à avaliação cega por pares. Os pareceres têm caráter sigiloso e, ao aceitar emitir o parecer, o avaliador deve atestar que não há conflito de interesses em relação ao texto que será avaliado. Os pareceres servem como base para a decisão editorial, ficando reservado ao Conselho Editorial o direito de publicar ou rejeitar as submissões enviadas.
Os autores serão notificados do aceite ou não dos respectivos trabalhos, podendo o texto estar sujeito a modificações, conforme a indicação dos avaliadores.
Sobre os prazos
Por fim, informamos que o processo de avaliação demora, em média, três meses, sendo que os autores terão o prazo de um mês, a partir do envio da decisão editorial, para realizarem qualquer alteração solicitada no texto.
As opiniões expressas nos artigos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião dos editores ou Conselho Consultivo da revista.
Diretrizes para avaliação:
1. O texto submetido deve encontrar-se sintonizado com os propósitos inerentes a um períodico científico;
2. O título e as palavras-chave devem ser adequados ao objeto de estudo;
3. O resumo deve ser adequado (descrever o objetivo, indicar referencial teórico, métodos utilizados e principais resultados e conclusões);
4. O problema ou o objetivo deve estar proposto no corpo do texto;
5. Deve haver clareza e pertinência no argumento central;
6. O texto deve ser fluente, coeso e bem-estruturado;
7. A revisão bibliográfica utilizada deve ser adequada e atualizada;
8. A reflexão teórica desenvolvida deve ser densa e qualificada;
9. A metodologia deve estar explicitada no texto;
10. O texto deve oferecer contribuições relevantes para a comunidade de pesquisadores da área de Teologia ou de áreas correlatas.
* Todos estes critérios estão previstos em seções específicas do "formulário de avaliação" disponível aos pareceristas.
(Voltar ao Sumário) |